Lucia Jales – Advogada em Natal

84 3221-5400

O MOMENTO ATUAL REQUER “ÉTICA PROFISSIONAL”

Quais os grandes objetivos do homem enquanto profissional? Realização profissional e Sucesso.

O sucesso entretanto, advém do conjunto de habilidades, as quais englobam tanto à prática específica quanto o comportamento do indivíduo ao executar seu trabalho.

Ao abraçar uma profissão, o trabalhador aderirá voluntariamente a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as melhores para o seu exercício, e este comprometimento com a categoria profissional é que caracteriza o aspecto moral da chamada ética profissional. Por isso, é imprescindível ao profissional que pretende obter o sucesso conhecer o que ensina sobre a “ética profissional”.

A ética profissional é o conjunto de preceitos morais que deve nortear a conduta do indivíduo nas atividades pertinentes à sua profissão.  Os ensinamentos morais são aqueles que dizem respeito às virtudes fundamentais, como a prudência, a temperança, o amor, a justiça, o correto, a busca pelo certo e outras.

Ensina o ilustre Ruy de Azevedo que “Ética é a persistente aspiração de amoldar sua conduta, sua vida, aos princípios básicos dos valores culturais de sua missão e seus fins, em todas as esferas de suas atividades”.

Aspecto de alta relevância é procurar escolher a carreira conhecendo, desde logo, o conjunto de deveres que se está na iminência de assumir, tornando-se integrante da categoria que escolher.

O fato de ser obrigado a trabalhar numa área desenvolvendo atividades cujas regras não se escolheu livremente – às vezes a vida nos obriga a isto – não isenta você da responsabilidade de cumprir com os deveres pertinentes àquele trabalho.

Assim, a maior parte dos mestres ensina que devemos buscar em nosso dia-a-dia uma reflexão, para que esta possa tornar-se um hábito em nossas vidas.

Esta reflexão não é nada mais que diariamente você elaborar perguntas a si mesmo.

Estou cumprindo com as minhas responsabilidades? O que esperam de mim naquela atividade? Já fiz tudo que está a meu alcance? O que fazer a mais? Como fazer? Estou sendo bom(a) profissional?

Estou agindo de forma adequada? Estou sendo generoso(a) e cooperando com a equipe? Consigo ser receptivo(a) com as mudanças? Consigo ser aquele(a) profissional que qualquer patrão desejaria?Estou sendo verdadeiramente um(a) colaborador(a)? Consigo devolver atitudes pró-ativa?

Postura pró-ativa é você não ficar restrito apenas ao que tem que fazer, ir mais além, dar sempre mais visando o engrandecimento do trabalho.  Temos, como exemplo, o advogado que vai ao fórum dar vista em um documento, e outro que além de dar vista do documento, olha o processo inteiro, procurando algo a acrescentar, para o benefício do cliente.

Necessário se faz continuar sempre melhorando, aprendendo, experimentando novas soluções, pois as oportunidades surgem de onde menos se espera, desde que haja a preocupação de ser um pouco melhor a cada dia, seja qual for a profissão.

Se, por acaso, as oportunidades não surgirem, pode ter a certeza, que mesmo assim, você será mais feliz, gostando do que faz e sem perder nunca o aprendizado maior que é uma consciência profissional voltada para hábitos dos quais resultem integridade e probidade, consoante as normas exigidas para cada profissão.

A realização profissional é sim uma grande necessidade do ser humano, porém,  maior ainda é a nossa realização pessoal. E, neste contexto, o ser humano deve atender aos valores morais.

A moral norteia o comportamento humano englobando os costumes, os deveres, a maneira de proceder da mulher, do homem para com os outros semelhantes, e para consigo mesma(o).

Questão complexa de ser respondida é a seguinte: podemos atender aos princípios éticos nos dias atuais diante da luta pela sobrevivência em que enfrentamos?

As primeiras condições básicas para a sobrevivência humana são as que visam suprir a fome, a sede e o sono. Pois bem, os requisitos básicos para um profissional de respeito e de sucesso são os que atendem aos princípios éticos e morais, principalmente nos dias atuais.  O ser humano pode perfeitamente, amar sem interferir no outro, pode viver momentos felizes, de alegria, de muito otimismo, ser humilde, justo, caridoso, sem corromper as exigências de qualquer profissão.

Há determinadas situações nas quais nos deparamos com o seguinte pensamento:  Parece que todo mundo se deixa levar pelas aparências; entretanto, numa percepção mais profunda, vamos perceber que, na realidade, as pessoas se afastam das falsas situações.

Em resumo, a ética profissional é formada pelos princípios que norteiam o caminho do profissional, para que ele distinga o bom do mau, o correto do incorreto, o justo do injusto, o adequado do inadequado e, em decorrência, agir de acordo com a sua consciência,  atendendo aos princípios morais.

Os pilares que constroem  o sucesso do profissional, distinguindo-o por seu talento, são, exatamente, os princípios éticos e morais observados por esse  profissional.

É exatamente neste momento que se faz necessário, ressaltar a importância da ética profissional.

O trabalhador atuante em qualquer ramo, seja profissional liberal, professor, político e outros, que esteja com a consciência voltada para hábitos espelhados na integridade e na probidade; será, no mínimo, um indivíduo probo, honrado, de caráter íntegro e não se deixará corromper.

Se tais normas de conduta fossem observadas por todos, certamente, o povo brasileiro seria muito mais feliz.

Dra. Lúcia Jales
Advogada e Professora Universitária

Rolar para cima