“Existem algumas derrotas mais triunfantes que vitórias” (Michel de Montaigne).
Toda luta de uma classe, quando calcada na legitimidade, leva ao engrandecimento da categoria. Salta aos olhos que a advocacia norterriograndense em muito se beneficiará a partir de hoje, visto que, numa disputa dessa magnitude, inúmeras são as reivindicações e falhas apontadas ao mesmo tempo em que as respectivas soluções surgem através das propostas. Tem de ser assim, caso contrário estaríamos condenados ao marasmo e à estagnação.
Vejamos como nós, advogados, ganhamos: 1)Anuidade zero a partir de janeiro de 2013; 2) Construção da nova sede da OAB e do clube dos advogados; 3) Profissionalização das defesas das prerrogativas; 4) Profissionalização da assistência judiciária; 5) Criação do conselho editorial; 6) Criação da ouvidoria itinerante; 7) Plantão permanente, etc…
Outro avanço diz respeito à luta da mulher. Estou certa que, nas próximas eleições da OAB, todas as chapas lembrarão a força que as advogadas demonstraram ao longo deste processo, e certamente passarão a incluí-las em lugares de destaque e posições diretivas – a exemplo do Conselho Federal e da titularidade da Diretoria.
Neste passo, quero parabenizar as advogadas que nos concederam o seu voto em favor desta nobre causa, dando prova de reconhecimento no sentido de que somente podemos trabalhar hoje em dia com liberdade, graças ao sangue e suor derramados por muitas que já foram, mas que deixaram suas lições a nos mostrar que a luta por nobres causas transcende as amizades pessoais e que somente unidas seremos fortes o suficiente para deixarmos um mundo mais igualitário e melhor para os nossos filhos e netos.
Colheremos, sim, os frutos pelas sementes plantadas nas eleições, pelas reivindicações e propostas apresentadas, daí a grande importância de participarmos dos processos políticos. A luta é árdua, mas ela é necessária e essencial às conquistas de nossos propósitos como seres humanos, profissionais e cidadãos. Nobres são os que se voluntariam a colocar os seus nomes à disposição para as disputas, aos que apoiam e aos que participam com o seu voto.
Nesse contexto, agradeço a todos os colegas que deixaram os seus escritórios, lares e afazeres no cumprimento do dever de votar, de forma especial àqueles que nos deram o seu voto de confiança, que consistiu em parcela significativa da advocacia do RN (47%), parabenizo o candidato a presidente pela nossa chapa, Aldo Medeiros, pela vontade política e determinação e também aos colegas que trabalharam conosco com compromisso, coragem e paixão, incluindo todos os de Mossoró/RN que, novamente, fizeram a diferença.
Parabenizar o colega Wlademir Capistrano, bem como o presidente da Comissão Eleitoral pelo empenho em suas atividades.
Quero ainda parabenizar e desejar ao presidente eleito Sérgio Freire ser iluminado por Deus para, juntamente com os demais colegas da chapa 1, iniciar uma gestão digna de respeito e que contribua para a união de todos os colegas advogados.
Por último, peço a todos que participem dos processos políticos independentemente da colocação que possam obter. A vitória da chapa 2 é notória! As disputas em si – e não somente o seu resultado – demonstram o enredo de uma grande conquista. As sementes foram plantadas e muitos serão os frutos a serem colhidos.
Lúcia Jales, Advogada militante e ex-candidata à vice-presidente pela chapa 2 na recente eleição da OAB/RN.